Mudanças adotadas nas categorias sub 15 e sub 17

23/03/2016 20:11
Categorias de Base
Conselho Técnico inédito reúne clubes participantes do Sub-15 e Sub-17
Algumas novidades serão adotadas já em 2016, enquanto outras serão estudadas para os anos seguintes
 
Publicado em 23 de março de 2016, às 17h46
COMPARTILHAR:
 
 
 
 
 
 

 

Pela primeira vez, as categorias de base Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Paulista realizaram um Conselho Técnico. Federação e clubes se reuniram nesta quarta-feira (23), na sede da FPF, para discutir melhorias para as categorias de base das equipes paulistas.

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, falou sobre a importância desse primeiro conselho técnico das categorias. “É fundamental sentarmos e discutirmos melhorias para o fomento do futebol, e este trabalho precisa começar nas categorias de base”, declarou.

Os dois torneios reunirão 66 clubes e têm início no dia 9 de abril. Os jogos serão às 9h (Sub-15) e às 10h45 (Sub-17). As finais ocorrerão no dia 26 de novembro.

Mudanças

Os regulamentos dos torneios sofreram pequenas alterações em relação ao ano anterior. Tanto nos campeonatos Sub-15 e Sub-17, a inscrição de atletas foi prolongada. Os clubes terão até o dia 1º de setembro para registrar novos atletas. Outra mudança, é que atletas que atuarem por um clube na primeira fase, independentemente do número de jogos, poderão defender outra equipe até o dia 28 de julho.

Também ficou definido que cada clube deverá ter seu próprio médico no banco de reservas. Em contrapartida, a FPF arcará com as despesas de arbitragem das categorias.

Outra mudança será no número de substituições. No Sub-15 era permitido cinco substituições, mais a do goleiro, terá agora cinco substituições no total, incluindo as disciplinares, já que na categoria os jogadores não recebem cartões. Ainda nesse ponto, a FPF estudará uma sugestão dos clubes de que o atleta que sofra substituição disciplinar fique de fora da partida seguinte. No Sub-17, também serão cinco substituições no total, sendo que anteriormente eram três, mais a do goleiro.

Com relação ao tempo de jogo, apenas o Sub-15 terá modificação, passando de 60 para 70 minutos. Já o Sub-17 segue sendo disputado com tempo total de 80 minutos.